O jejum esvazia e o jejum enche.

Porque é que andamos a falar de Jejum neste tempo que antecede a Páscoa? O que é que o jejum tem a ver comigo e contigo, em Março de 2025? Provavelmente, se fores como eu, não tem muito. Mas temos estado a aprender acerca do jejum, em igreja, e tenho aprendido umas coisas que gostava de partilhar.

O jejum esvazia. Tira uma coisa para dar lugar a outra. O jejum enche.

Estudámos cinco realidades que devemos procurar ser cheios em tempo de jejum: Oração, Escrituras, Sabedoria, Espírito Santo e Ousadia. Algumas delas já me eram familiares e até as associava a tempos de jejum. Mas quero destacar a ousadia.

Podemos definir ousadia de várias maneiras. Ousadia é intrepidez. Ousadia é coragem. Ousadia é ter fé. Ousadia é não ser tímido. Ousadia é uma das características mais repetidas pelos apóstolos no livro de Actos e, no entanto, não estamos habituados a procurá-la para nós. Temos medo de parecer convencidos, temos medo que dê errado e que façamos figura de parvos.

Ousadia pede tudo o que somos, e a ideia de pôr todos os ovos no mesmo cesto e isso correr mal, assusta-nos. Assusta-me. Mas aprendemos com personagem bíblicas como Ester que é mesmo isso que devemos fazer: apostar tudo em Deus.

Ester vivia no palácio. Enquanto isso, o seu povo – o povo judeu – ficou em apuros e precisou de ajuda. Tudo apontava para ser ela o mecanismo de acção dessa ajuda. Mas isso não ia acontecer sem grande risco para Ester. Se estavas a pensar que ousadia é só para quem não tem medo, estás enganado. Ousadia é ir com medo. Ester sabia que a probabilidade de morrer era grande. Mas foi. E, indo, pediu que o povo fizesse uma coisa com ela: jejum e oração. Ester estava convencida do poder do jejum e da oração, mais do que estava do seu medo. Estava convencida de que nesse tempo de jejum ela podia ser cheia de – imaginem só – ousadia!

Deus convida-nos a esvaziar-nos e enchermo-nos do que é realmente importante. Quando o fazemos, percebemos que o mais importante não é a nossa vida, mas o Deus que servimos e nos ama.

Ser ousado é perceber a grandeza de Deus e querer fazer parte dos seus grandes planos. Esvazia-te. Mas esvazia-te porque te queres encher.

Texto de Mariana Ferreira